Um homem alegou que morou em um apartamento secreto dentro de um shopping center por quatro anos como forma de protesto contra o desenvolvimento imobiliário.
Michael Townsend e sete outros artistas ocuparam o espaço subterrâneo de 70 metros quadrados no shopping Providence Place, Rhode Island, Estados Unidos, de 2003 a 2007.
+ Fontana di Trevi: sítio arqueológico subterrâneo e secreto abre para visitação. Saiba detalhes!
+ Vesúvio: frase em parede revela novas pistas sobre o dia da destruição de Pompeia pelo vulcão
+ Pessoas encontram cômodos secretos e objetos misteriosos em suas casas. Veja fotos!
“O tema central dos anúncios era que o shopping não apenas proporcionava uma rica experiência de compra, mas também tinha todas as coisas que alguém precisaria para sobreviver e levar uma vida saudável.”
Townsend então se lembrou do espaço secreto pelo qual passou anos antes e decidiu que era o lugar perfeito. “O novo plano não era apenas morar no shopping por apenas uma semana, agora era simplesmente morar no shopping”, explicou. Rapidamente ficou claro que a área não havia sido tocada desde que o prédio foi concluído em 1999 e parecia estar fora das vistas de uma equipe de segurança.
Como o grupo agiu
Cheio de entulhos e sobras de cabos, o grupo de amigos removeu os restos de materiais do espaço abandonado, escondendo-os em suas mochilas e saindo livremente.
A NBC News informou que o grupo mais tarde construiu uma parede de concreto e uma porta de serviço para manter o loft escondido. Por dentro, estava totalmente mobiliado e até equipado com um PlayStation 2, mas os moradores utilizavam os banheiros do shopping para ter água corrente.
Então, havia um revezamento entre eles e que moravam no apartamento secreto por mais de três semanas de cada vez. Townsend tinha planos para terminar uma cozinha, instalar piso de madeira e adicionar um segundo quarto, mas eles foram interrompidos quando os seguranças do shopping invadiram após a chegada de um artista visitante de Hong Kong.
O motivo era ‘entender mais o shopping’
Townsend insistiu que “todo o esforço foi feito por compaixão para entender mais o shopping e a vida como um comprador”, mas seu projeto de arte acabou lhe rendendo uma acusação de contravenção por invasão. Em 2007, o artista evitou a prisão e recebeu um acordo de liberdade condicional.
“Fiquei surpreso com o que ele foi capaz de realizar”, disse o major da polícia de Providence, Stephen Campbell, na época. “Mas o que ele fez foi claramente criminoso. O shopping é propriedade privada.” Nos EUA, as regras sobre a ocupação variam de estado para estado e a pessoa pode ser despejada ou presa.
Fonte: The Sun
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Garagem secreta com coleção de Fuscas e outras antiguidades é descoberta no interior de SP
+ NASA estuda asteroide com tanto metal precioso que faria todos na Terra bilionários
+ Airbnb oferece estadia no quarto secreto do Moulin Rouge por 5 reais